Por que fazer esse curso?

A formação inicial e continuada dos docentes tem sido alvo de muitos estudos em todo o mundo, gerando diversas publicações e relatórios, o que revela sua importância. Nesse sentido, ressaltamos a relevância de ações que envolvem a capacitação docente e que promovam momentos de discussões e possibilitem aos professores reflexões acerca de sua prática, no sentido de que suas aulas sejam menos tradicionais, transformando o ensino que ainda coloca o aluno em um papel passivo, em um ensino mais condizente com a realidade, que leve o aluno a ser participativo, crítico e com capacidade de argumentar, participar em tomadas de decisões e principalmente que haja uma aprendizagem mais significativa do conhecimento.
Entendemos que este curso constitui uma destas ações relevantes para a formação docente, pois discute a necessidade de mudanças no ensino tradicional e propõe a inserção em sala de aula de metodologias problematizadoras, mais especificamente, o uso da metodologia de ensino baseada no método de Estudo de Caso.
Ressaltamos ainda, que este curso apresenta exemplos bem sucedidos de implementação da metodologia em aulas, os quais podem ser reproduzidos ou servir de base para novas propostas.

O que eu preciso saber?

Este curso é composto por cinco aulas. O material didático produzido está disponibilizado em todas as aulas. As referências utilizadas na elaboração das aulas estão no final da apostila e podem ser consultadas como forma de aprofundamento teórico.
Ao finalizar todas as aulas o cursista recebe um atestado de horas. Para receber um certificado de conclusão do curso, constando as seis (6) horas de participação será necessário cumprir a exigência apresentada na atividade final.

Estrutura do Curso

Este curso está dividido em cinco aulas, as quais abordam os conteúdos listados a seguir.
Primeira aula: Por que mudanças no ensino são tão necessárias; como tem sido nosso ensino; modelos didáticos para o ensino (de ciências); e como elaborar sequências de ensino investigativas.
Segunda aula: Metodologias de ensino problematizadoras; por que usar essa metodologia na elaboração das aulas; e sequência de passos característicos do processo didático usando Estudo de Caso.
Terceira aula: O contexto da aula e os três passos que caracterizam a aula.
Quarta aula: O método do Estudo de caso; elaboração do Caso; como se inspirar para elaborar Casos; etapas para elaboração do Caso; características de um bom caso; classificação dos casos; e exemplo de caso elaborado e aplicado.
Quinta aula: Finalização do curso evidenciando os objetivos pretendidos.