A formação inicial e continuada dos docentes tem sido alvo de muitos estudos em todo o mundo, gerando diversas publicações e relatórios, o que revela sua importância. Nesse sentido, ressaltamos a relevância de ações que envolvem a capacitação docente e que promovam momentos de discussões e possibilitem aos professores reflexões acerca de sua prática, no sentido de que suas aulas sejam menos tradicionais, transformando o ensino que ainda coloca o aluno em um papel passivo, em um ensino mais condizente com a realidade, que leve o aluno a ser participativo, crítico e com capacidade de argumentar, participar em tomadas de decisões e principalmente que haja uma aprendizagem mais significativa do conhecimento.
Entendemos que este curso constitui uma destas ações relevantes para a formação docente, pois discute a necessidade de mudanças no ensino tradicional e propõe a inserção em sala de aula de metodologias problematizadoras, mais especificamente, o uso da metodologia de ensino baseada no método de Estudo de Caso.
Ressaltamos ainda, que este curso apresenta exemplos bem sucedidos de implementação da metodologia em aulas, os quais podem ser reproduzidos ou servir de base para novas propostas.