Por que fazer esse curso?

A formação inicial e continuada dos docentes tem sido alvo de muitos estudos em todo o mundo, gerando diversas publicações e relatórios, o que revela sua importância. Nesse sentido, ressaltamos a relevância de ações que envolvam a capacitação docente e que promovam momentos de discussões e possibilitem aos professores reflexões acerca de sua prática, no sentido de que suas aulas sejam menos tradicionais, transformando o ensino que ainda coloca o aluno em um papel passivo, em um ensino mais condizente com a realidade, que leve o aluno a ser participativo, crítico e com capacidade de argumentar, participar em tomadas de decisões e principalmente que haja uma aprendizagem mais significativa do conhecimento.
Entendemos que este curso constitui uma destas ações relevantes para a formação docente, pois promove uma reflexão sobre as razões para a adoção de temas contextualizados como ponto de partida para elaboração e aplicação das aulas.
Ressaltamos ainda, que este curso apresenta exemplos bem sucedidos de implementação da metodologia em aulas, os quais podem ser reproduzidos ou servir de base para novas propostas.

O que eu preciso saber?

Este curso é composto por seis aulas. O material didático produzido está disponibilizado em todas as aulas. As referências utilizadas na elaboração das aulas estão no final da apostila e podem ser consultadas como forma de aprofundamento teórico.
Ao finalizar todas as aulas o cursista recebe um atestado de horas. Para receber um certificado de conclusão do curso, constando as seis (6) horas de participação será necessário cumprir a exigência apresentada na atividade final.

Estrutura do Curso

Este curso está dividido em seis aulas, as quais abordam os conteúdos listados a seguir.
Primeira aula: Objetivos do ensino que temos ministrado relacionando formação para o vestibular e formação para a cidadania.
Segunda aula: Objetivos do ensino que temos ministrado com foco em questões como quantidade versus qualidade, escala de proficiência de uma avaliação em larga escala (PISA) e contextualização no ensino.
Terceira aula: Como contribuir para alterar essa realidade e base teórica da metodologia conhecida por Três Momentos Pedagógicos.
Quarta aula: Breve discussão sobre obstáculos epistemológicos. Dialogicidade e problematização como ações principais para promoção da aprendizagem na abordagem temática.
Quinta aula: Apresentação e explicação da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos.
Sexta aula: Exemplos de duas sequências de ensino pautadas na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos .